Jorge Luiz Moretti de Souza (Prof. Depto. de Solos e Engenharia Agrícola/SCA/UFPR)
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Disciplinas  ADA(Análise de Dados Ambientais) |  EA(Energia na Agricultura)  |   FHID(Fundamentos de Hidrologia Irrigação e Drenagem) |  RASPA(Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera)   |  ER(Eletrificação Rural)    

  Identificação da disciplina

 

            

                                   

 

    

 

 

 

  Ementa

  Objetivos

  Programa da disciplina

  Avaliações *

  Média geral e final

  Abono de faltas

  Bibliografia

  Notas e freqüência *

 

 

 

 

 

 

  

Identificação da disciplina

Nome da disciplina: Energia na Agricultura
Código: AL049 
Professor responsável: Jorge Luiz Moretti de Souza
Departamento: Solos e Engenharia Agrícola
Setor: Ciências Agrárias
Curso: Agronomia 
Regime: Semestral Normal             Natureza: obrigatória
Carga horária: 30 h (15 h teórica  e  15 h prática)
Pré-requisito:
Física para Agronomia II (CF108)


Ementa da disciplina

            Definições e conceituações sobre energia; Energia no âmbito do desenvolvimento sustentável; Fontes de energia; Produção de eletricidade (principais mecanismos envolvidos); Planejamento para conservação e uso final da energia no meio rural; Balanço energético de atividades agropecuárias; Instalações elétricas rurais em baixa tensão; Apresentação de projetos - exemplos de instalações e alternativas de aproveitamento sustentável da energia.


Objetivos da disciplina

                Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de desenvolver atividades envolvendo energia na agricultura com idoneidade e disposição de melhoramento permanente, mediante suficientes informações teóricas e capacitação prática; e exercer em toda plenitude, as atribuições que a legislação permite.

            No decorrer das Unidades os alunos estarão capacitados à:  

a) Contextualizar, identificar e relacionar questões ligadas a energia na agricultura, desenvolvimento sustentável e cenário energético mundial, brasileiro e agrícola (suprimento, demanda, projeções, soluções energéticas);

b) Conceituar aspectos fundamentais sobre energia e eletricidade, bem como resolver problemas básicos de eletrologia, eletrotécnica, compensação de energia reativa e geração de eletricidade;

c) Identificar e estabelecer as principais fontes e formas de produção de energia (convencional e alternativa), bem como os mecanismos essenciais envolvidos para sua produção e aproveitamento em pequena escala;

d) Identificar e caracterizar os principais aspectos relacionados aos equipamentos consumidores de energia, principalmente motores elétricos mais utilizados no meio rural;

e) Analisar e planejar aspectos energéticos para as mais diversas situações, visando à conservação e uso final da energia no meio rural.


Programa da disciplina (unidades didáticas)

O programa da disciplina contém as seguintes partes e unidades:

Parte I – Energia: contextualização:

Introdução – Energia e agricultura;

Unidade 01 - Sustentabilidade e cenários energéticos;

Parte II – Fundamentação teórica:

Unidade 02 - Conceituações sobre energia e eletricidade;

Unidade 03 - Compensação de energia reativa com capacitores;

Unidade 04 - Gerador elétrico;

Parte III – Fontes de energia:

Unidade 05 - Energia solar;

Unidade 06 - Energia hidráulica;

Unidade 07 - Energia eólica;

Unidade 08 - Energia da biomassa;

Parte IV – Principais equipamentos consumidores de energia:

Unidade 09 - Motores elétricos;

Parte V – Planejamento para conservação e utilização da energia na agricultura (PCUEA):

Unidade 10 - Tarifas horo-sazonais.


Avaliações realizadas na disciplina

            A avaliação na disciplina Energia na Agricultura constará na realização das seguintes atividades: 

Turma A: 03 de abril de 2024 (quarta-feira, no horário da aula)

Turma B: 04 de abril de 2024 (quinta-feira, no horário da aula)

Turma A: 12 de junho de 2024 (quarta-feira, no horário da aula)

Turma B: 13 de junho de 2024 (quinta-feira, no horário da aula)

 − Turma A: 03 de julho de 2024 (quarta-feira, no horário da aula)

   − Turma B: 04 de julho de 2024 (quinta-feira, no horário da aula)


Média geral e final na disciplina

 

Média Geral = (0,40 . Prova_1) + (0,40 . Prova_2) + (0,20 . Nota Vídeo)

 

Média Geral – Média geral obtida no semestre (MG ≥ 7: Aprovado; 4,0 ≤ MG < 7,0: Final; MG < 4,0: reprovado)

 

Média Final = (Média Geral + Prova Final) / 2

 

Média Final () – Média final obtida na disciplina, no semestre (MF 5: aprovado; MF < 5: reprovado)


Verificação do aproveitamento e abono de faltas

            O controle de frequência será realizado baseando-se na Resolução vigente do CEPE.


Bibliografia recomendada

a) Bibliografia básica

SOUZA, J. L. M  Energia na agricultura: contexto, fundamentos e aplicações. Curitiba: Plataforma Moretti/DSEA/SCA/UFPR, 2019. 248p. (Manual didático). Disponível em: http://www.moretti.agrarias.ufpr.br/publicacoes/capa_man_ea_2019.pdf  (Obs.: Cada Unidade específica será disponibilizado na Plataforma AVA-UFPR Virtual, conforme cronograma para acompanhamento das aulas)

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília: ANEEL, 2008. 236p. Disponível em: http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf

VIANA, A. N. C.; BOTONI, E. C.; NOGUEIRA, F. J. H.; HADDAK, J.; NOGUEIRA, L. A. H.; VENTURINI, O. J.; YAMACHITA, R. A. Eficiência energética: Fundamentos e aplicações. Itajubá: Elektro/UFI/Excen/Fupai, 2012. 315p. Disponível em: https://docplayer.com.br/372132-Eficiencia-energetica-fundamentos-e-aplicacoes.html

b) Bibliografia complementar

BP’s ENERGY OUTLOOK  Energy Outlook 2035. Bp.com/Energyoutlook, 2014. 96p. https://www.bp.com/content/dam/bp/business-sites/en/global/corporate/pdfs/energy-economics/energy-outlook/bp-energy-outlook-2014.pdf

FAO – FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS  “Energy-smart” food for people and climate. Rome: FAO, 2011. 78p. Disponível em: http://www.fao.org/3/a-i2454e.pdf

MME – MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA  Balanço energético nacional 2019: ano base 2018. Empresa de Pesquisa Energética – EPE, 2019. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-377/topico-470/Relat%C3%B3rio%20S%C3%ADntese%20BEN%202019%20Ano%20Base%202018.pdf

MARQUES, L. S.; SAMBAQUI, A. B. K.; DUARTE, J.  Apostila de máquinas elétricas. Joinville: Instituto Federal de Santa Catarina-Campus Joinville, 2013. 63. Disponível em: https://www.academia.edu/14966388/APOSTILA_DE_M%C3%81QUINAS_EL%C3%89TRICAS

UNITED NATIONS ENERGY  Sustainable Bioenergy: A Framework for Decision Makers. Rome: Food and Agriculture Organization (FAO). 7007, 64p. Disponível em: http://www.fao.org/3/a1094e/a1094e00.pdf

WEG  Manual para Correção do Fator de Potência. WEG.NET, 40P. https://static.weg.net/medias/downloadcenter/hea/h8b/WEG-correcao-do-fator-de-potencia-958-manual-portugues-br.pdf

 

OUTROS (Quando for o caso será disponibilizado na Plataforma AVA-UFPR Virtual):

- Programas e modelos voltados ao desenvolvimento de atividades na área;

- Artigos científicos da área para leitura;

- Boletins em geral da área;


Nota nas avaliações e freqüência obtida na disciplina em Período Especial - Ciclo 2

P1 e P2: Primeira prova e Segunda prova da disciplina, respectivamente;
MG: Média geral;
PF: Nota da prova final;
MF: Média final (resultado final da disciplina)

             Por favor, qualquer problema estou à disposição.

Aluno Fq. Lista de exercícios Provas Vídeo MG PF   MF Resultado Final
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 M P1   P2  
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             



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