Jorge Luiz Moretti de Souza (Prof. Depto. de Solos e Engenharia Agrícola/SCA/UFPR)
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Disciplinas  ADA(Análise de Dados Ambientais) |  EA(Energia na Agricultura)  |   FHID(Fundamentos de Hidrologia Irrigação e Drenagem) |  RASPA(Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera)   |  ER(Eletrificação Rural)    

  Identificação da disciplina

    

 

 

 

  Ementa

  Objetivo

  Programa da disciplina

  Avaliações *

  Média final

  Abono de faltas

  Bibliografia

  Notas e freqüência *

  Material de Apoio *

 

 

 

 

 

  

Identificação da disciplina

Nome da disciplina: Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera
Código: ACS 724 
Professor responsável: Jorge Luiz Moretti de Souza
Departamento: Solos e Engenharia Agrícola 
Setor: Ciências Agrárias
Curso: Pós-Graduação em Ciências do Solo (Mestrado e Doutorado) 
Regime: Semestral (ofertada todo 2o semestre de cada ano)
Carga horária: 60 h (2 h teórica e 2 h prática por semana)
Número de créditos: 4
Pré-requisito: Não tem 

- A princípio não tem pré-requisito. Observação importante: Não deixe de entrar em contato com o professor da disciplina antes de fazer sua matrícula.


Ementa da disciplina

I – Os Sistemas e os Processos: O homem e o sistema solo-planta-atmosfera; A água; O solo; A planta; A atmosfera; A água em equilíbrio; O movimento da água; Disponibilidade e absorção de água às plantas. II - Aplicações do Ciclo da Água na Agricultura: Ciclo Hidrológico; Precipitação; Infiltração da água no solo; Escoamento superficial; Evapotranspiração; Balanço hídrico (climatológico, agrícola/irrigação e do solo); Modelos de produção água-cultura e função de produção.

 


Objetivo e justificativa disciplina

          Que ao final da disciplina, o aluno seja capaz de: analisar e solucionar problemas envolvendo a água no sistema solo-planta-atmosfera; e, tenha um aprimoramento de técnicas de análise, formulação de modelos e soluções, necessários ao desenvolvimento de pesquisas na área solos e engenharia de biossistemas.

          O estudo e a transformação de uma situação ou problema real envolvendo o sistema solo-planta-atmosfera em técnicas, modelos e soluções, permite explicar e entender os fenômenos físicos envolvidos mais profundamente, fazer previsões e tomar decisões para pesquisas e atividades na área de solos e engenharia de biossistemas. 


Programa da disciplina (unidades didáticas)

            O programa da disciplina compõe-se das seguintes unidades: 

Unidade 1 - Introdução;

Unidade 2 - Estrutura e propriedades físicas da água;

Unidade 3 - A atmosfera terrestre;

Unidade 4 - Ciclo hidrológico e bacia hidrográfica;

Unidade 5 - A planta I: aspectos gerais;

Unidade 6 - Precipitação;

Unidade 7 - O solo;

Unidade 8 - Água em equilíbrio no solo;

Unidade 9 - Movimento da água no solo;

Unidade 10 - Infiltração da água no solo;

Unidade 11 - Escoamento superficial;

Unidade 12 - Movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera;

Unidade 13 -  A planta II: relações hídricas;

Unidade 14 - A planta III: crescimento e desenvolvimento;

Unidade 15 - Disponibilidade de água no solo para a planta;

Unidade 16 - Evaporação e evapotranspiração;

Unidade 17 - Balanço hídrico;

Unidade 18 - Modelos de produção água-cultura;

Apêndice: Sistemas de Unidade.


Avaliações realizadas na disciplina

            A avaliação na disciplina Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera constará da realização de testes, exercícios e trabalhos, conforme descrição abaixo:
i) Testes aplicados ao final de cada aula, com o objetivo de acompanhar e avaliar os alunos da disciplina ao longo do semestre (Valor: entre 0 e 10,0);
ii) Listas de exercícios de cada unidade didática (Valor: entre 0 e 10,0);
iii) Resumo de cada unidade didática. Deverá ser realizado à mão livre, em apenas uma folha (duas páginas) de papel A4 (Valor: entre 0 e 10,0).
 


Média final na disciplina

Média – Média obtida no semestre (MG 9: A; 8,0 MG < 9,0: B; 7,0 MG < 8,0: C; MG 7,0: Reprovado);

STi – Somatório da nota dos testes realizados em sala de aula;

SRi – Somatório da nota dos resumos de cada unidade didática;

SEi – Somatório da nota das listas de exercícios de cada unidade didática;

t, r, e  – Número total de testes, resumos e listas de exercícios, respectivamente, realizados ao longo do semestre.

 

 

MF – Média obtida no semestre (MF ≥ 9: A; 8,0 ≤ MF < 9,0: B; 7,0 ≤ MF < 8,0: C; MF ≤ 7,0: Reprovado);
STi – Somatório das notas dos i-ésimos testes realizados em sala de aula, ao longo do semestre;
SEi – Somatório das notas das i-ésimas listas de exercícios, referente à cada unidade didática, realizadas ao longo do semestre;
SRi – Somatório das notas dos i-ésimos resumos das unidades didáticas, realizados ao longo do semestre; Trabalho – Nota do trabalho realizado no semestre;
t, e, r – Número total de testes, listas de exercícios e resumos de unidades, respectivamente, realizados ao longo do semestre.


Verificação do aproveitamento e abono de faltas

            Para a verificação do aproveitamento e abono de faltas dos alunos, será seguido o Regimento e Normas Internas do Programa, que poderá ser obtida facilmente na Coordenação ou site da Pós-Graduação em Ciências do Solo.


Bibliografia recomendada

ALLEN, R. G.; PEREIRA, L. S.; RAES, D.; SMITH. M. Crop evapotranspiration - guidelines for computing crop water requirements. FAO Irrigation and Drainage paper 56. Roma: FAO, p. 301. 1998.

CAMPBELL, G.S.; NORMAN, J.M.  Introduction to environmental biophysics.  New York: Springer, 1998.  284p.

DOORENBOS, J.; KASSAM, A. H. Yield response to water. FAO Irrigation and Drainage. Rome: FAO, v. 33, p. 197. 1979.

DOORENBOS, J.; PRUITT,W. O. Crop water requeriments. FAO Irrigation and Drainage. Rome: FAO, v. 24, p. 179. 1975.

FRIZZONE, J.A.; ANDRADE JÚNIOR, A.S. de; SOUZA, J.L. M.de; ZOCOLER, J.L.  Planejamento da Irrigação: análise de decisão de investimento.  Brasília: EMBRAPA, 2005. 627p.

KIRKHAM, M. B.  Principles of Soil and Plant Water Relations.  California: Library of Congress Cataloging-in-Publication Data, 2005. 484p.

KLAR, A. E.  A água no sistema solo-planta-atmosfera. São Paulo: Nobel, 1982. 408p.

LIBARDI, P. L.  Dinâmica da água no solo.  São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. 329p.

PEREIRA, A.R.; VILLA NOVA, N.A.; SEDIYAMA, G.C.  Evapotranspiração.  Piracicaba: FEALQ, 1997.  183p.

REICHARDT, K.  A água em sistemas agrícolas.  São Paulo: Manole, 1986. 188p.

REICHARDT, K.  Dinâmica da matéria e da energia em ecossistemas. Piracicaba: USP/ESALQ – Depto. Física e Meteorologia, 1996. 505p.

REICHARDT, K.  Processos de transferência no sistema solo-planta-atmosfera. Campinas: Fundação Cargil, 1985. 445p.

REICHARDT, K; TIMM, L. C.  Solo, planta e atmosfera: conceitos, processos e aplicações.  Barueri: Manole, 2004. 478p.

SOUZA, J. L. M  Fundamentos de matemática e estatística para formulação de modelos e análise de dados: aplicado às ciências agrárias. Curitiba, Plataforma Moretti/DSEA/SCA/UFPR, 2018.

SOUZA, J. L. M.  Ciclo da água na agricultura: fundamentos para o estudo do sistema solo-planta-atmosfera. Curitiba: Plataforma Moretti/DSEA/SCA/UFPR, 2017. (Manual didático)


Nota nas avaliações e freqüência obtida na disciplina

        Conceito e freqüência obtidos na disciplina

Nome do aluno Conceito Freqüência
     
     
     
     


Material de Apoio


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