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![]() Jorge Luiz Moretti de Souza (Prof. Depto. de Solos e Engenharia Agrícola/SCA/UFPR) Fone: (41) 3350-5689 - e-mail: jmoretti@ufpr.br |
Pesquisa | Vídeos |
Disciplinas | ADA(Análise de Dados Ambientais) | | EA(Energia na Agricultura) | | | FHID(Fundamentos de Hidrologia Irrigação e Drenagem) | RASPA(Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera) | ER(Eletrificação Rural) |
Identificação da disciplina |
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Programa da disciplina |
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Identificação da disciplina
Nome da disciplina: Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera
Código: ACS 724
Professor responsável: Jorge Luiz Moretti de Souza
Departamento: Solos e Engenharia Agrícola
Setor: Ciências Agrárias
Curso: Pós-Graduação em Ciências do Solo (Mestrado e Doutorado)
Regime: Semestral (ofertada todo 2o semestre de cada ano)
Carga horária: 60 h (2 h teórica e 2 h prática por semana)
Número de créditos: 4
Pré-requisito: Não tem
Conteúdo básico necessário na(s) disciplina(s) pré-requisito:
- A princípio
não tem pré-requisito. Observação importante: Não deixe de entrar em contato com
o professor da disciplina antes de fazer sua matrícula.
Ementa da disciplina
I – Os Sistemas e os Processos: O homem e o sistema solo-planta-atmosfera; A água; O solo; A planta; A atmosfera; A água em equilíbrio; O movimento da água; Disponibilidade e absorção de água às plantas. II - Aplicações do Ciclo da Água na Agricultura: Ciclo Hidrológico; Precipitação; Infiltração da água no solo; Escoamento superficial; Evapotranspiração; Balanço hídrico (climatológico, agrícola/irrigação e do solo); Modelos de produção água-cultura e função de produção.
Objetivo e justificativa disciplina
Objetivo geral da disciplina
Que ao final da disciplina, o aluno seja capaz de: analisar e solucionar problemas envolvendo a água no sistema solo-planta-atmosfera; e, tenha um aprimoramento de técnicas de análise, formulação de modelos e soluções, necessários ao desenvolvimento de pesquisas na área solos e engenharia de biossistemas.
Justificativa
O estudo e a transformação de uma situação ou problema real envolvendo o sistema solo-planta-atmosfera em técnicas, modelos e soluções, permite explicar e entender os fenômenos físicos envolvidos mais profundamente, fazer previsões e tomar decisões para pesquisas e atividades na área de solos e engenharia de biossistemas.
Programa da disciplina (unidades didáticas)
O programa da disciplina compõe-se das seguintes unidades:
Unidade 1 - Introdução;
Unidade 2 - Estrutura e propriedades físicas da água;
Unidade 3 - A atmosfera terrestre;
Unidade 4 - Ciclo hidrológico e bacia hidrográfica;
Unidade 5 - A planta I: aspectos gerais;
Unidade 6 - Precipitação;
Unidade 7 - O solo;
Unidade 8 - Água em equilíbrio no solo;
Unidade 9 - Movimento da água no solo;
Unidade 10 - Infiltração da água no solo;
Unidade 11 - Escoamento superficial;
Unidade 12 - Movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera;
Unidade 13 - A planta II: relações hídricas;
Unidade 14 - A planta III: crescimento e desenvolvimento;
Unidade 15 - Disponibilidade de água no solo para a planta;
Unidade 16 - Evaporação e evapotranspiração;
Unidade 17 - Balanço hídrico;
Unidade 18 - Modelos de produção água-cultura;
Apêndice: Sistemas de Unidade.
Avaliações realizadas na disciplina
A avaliação na disciplina Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera constará da realização
de testes, exercícios e trabalhos, conforme descrição abaixo:
i) Testes aplicados ao final de cada aula, com o objetivo de acompanhar
e avaliar os alunos da disciplina ao longo do semestre (Valor: entre
0 e 10,0);
ii) Listas de exercícios de cada unidade didática (Valor: entre
0 e 10,0);
iii)
Resumo de cada unidade didática. Deverá ser realizado à mão livre, em apenas uma
folha (duas páginas) de papel A4 (Valor: entre 0 e
10,0).
Média final na disciplina
Média final na disciplina
Média – Média obtida no semestre (MG ≥ 9: A; 8,0 ≤ MG < 9,0: B; 7,0 ≤ MG < 8,0: C; MG ≤ 7,0: Reprovado);
STi – Somatório da nota dos testes realizados em sala de aula;
SRi – Somatório da nota dos resumos de cada unidade didática;
SEi – Somatório da nota das listas de exercícios de cada unidade didática;
t, r, e – Número total de testes, resumos e listas de exercícios, respectivamente, realizados ao longo do semestre.
MF – Média obtida no semestre (MF ≥
9: A; 8,0 ≤ MF < 9,0: B; 7,0
≤ MF < 8,0: C; MF
≤ 7,0: Reprovado);
STi – Somatório das notas dos i-ésimos
testes realizados em sala de aula, ao longo do semestre;
SEi – Somatório das notas das i-ésimas
listas de exercícios, referente à cada unidade didática, realizadas ao longo do
semestre;
SRi
– Somatório das notas dos i-ésimos resumos das unidades didáticas,
realizados ao longo do semestre; Trabalho – Nota do trabalho realizado no
semestre;
t, e, r –
Número total de testes, listas de exercícios e resumos de unidades,
respectivamente, realizados ao longo do semestre.
Verificação do aproveitamento e abono de faltas
Para a verificação do aproveitamento e abono de faltas dos alunos, será seguido o Regimento e Normas Internas do Programa, que poderá ser obtida facilmente na Coordenação ou site da Pós-Graduação em Ciências do Solo.
Bibliografia recomendada
ALLEN, R. G.; PEREIRA, L. S.; RAES, D.; SMITH. M. Crop evapotranspiration - guidelines for computing crop water requirements. FAO Irrigation and Drainage paper 56. Roma: FAO, p. 301. 1998.
CAMPBELL, G.S.; NORMAN, J.M. Introduction to environmental biophysics. New York: Springer, 1998. 284p.
DOORENBOS, J.; KASSAM, A. H. Yield response to water. FAO Irrigation and Drainage. Rome: FAO, v. 33, p. 197. 1979.
DOORENBOS, J.; PRUITT,W. O. Crop water requeriments. FAO Irrigation and Drainage. Rome: FAO, v. 24, p. 179. 1975.
FRIZZONE, J.A.; ANDRADE JÚNIOR, A.S. de; SOUZA, J.L. M.de; ZOCOLER, J.L. Planejamento da Irrigação: análise de decisão de investimento. Brasília: EMBRAPA, 2005. 627p.
KIRKHAM, M. B. Principles of Soil and Plant Water Relations. California: Library of Congress Cataloging-in-Publication Data, 2005. 484p.
KLAR, A. E. A água no sistema solo-planta-atmosfera. São Paulo: Nobel, 1982. 408p.
LIBARDI, P. L. Dinâmica da água no solo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. 329p.
PEREIRA, A.R.; VILLA NOVA, N.A.; SEDIYAMA, G.C. Evapotranspiração. Piracicaba: FEALQ, 1997. 183p.
REICHARDT, K. A água em sistemas agrícolas. São Paulo: Manole, 1986. 188p.
REICHARDT, K. Dinâmica da matéria e da energia em ecossistemas. Piracicaba: USP/ESALQ – Depto. Física e Meteorologia, 1996. 505p.
REICHARDT, K. Processos de transferência no sistema solo-planta-atmosfera. Campinas: Fundação Cargil, 1985. 445p.
REICHARDT, K; TIMM, L. C. Solo, planta e atmosfera: conceitos, processos e aplicações. Barueri: Manole, 2004. 478p.
SOUZA, J. L. M Fundamentos de matemática e estatística para formulação de modelos e análise de dados: aplicado às ciências agrárias. Curitiba, Plataforma Moretti/DSEA/SCA/UFPR, 2018.
SOUZA, J. L. M. Ciclo da água na agricultura: fundamentos para o estudo do sistema solo-planta-atmosfera. Curitiba: Plataforma Moretti/DSEA/SCA/UFPR, 2017. (Manual didático)
Nota nas avaliações e freqüência obtida na disciplina
Conceito e freqüência obtidos na disciplina
Nome do aluno | Conceito | Freqüência |
Material de Apoio
Universidade Federal do Paraná
/ Setor de Ciências Agrárias /
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