Jorge Luiz Moretti de Souza (Prof. Depto. de Solos e Engenharia Agrícola/SCA/UFPR)
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Disciplinas  ADA(Análise de Dados Ambientais) |  EA(Energia na Agricultura)  |   FHID(Fundamentos de Hidrologia Irrigação e Drenagem) |  RASPA(Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera)   |  ER(Eletrificação Rural)    

  Identificação da disciplina

 

                                

                                    

 

 

    

 

 

 

  Ementa

  Objetivos

  Programa da disciplina

  Avaliações *

  Média geral e final

  Abono de faltas

  Bibliografia

  Notas e freqüência *

 
 

 

 

 

 

  

Identificação da disciplina

Nome da disciplina: Eletrificação Rural
Código: AL 024 

Professor responsável: Jorge Luiz Moretti de Souza
Departamento: Solos e Engenharia Agrícola 
Setor: Ciências Agrárias
Curso: Agronomia 
Regime: Semestral Normal             Natureza: obrigatória
Carga horária: 60 h (2 h teórica  e  2 h prática por semana)
Pré-requisito: Construções Rurais 

- Conceitos e noções de eletrologia e eletrotécnica; circuitos elétricos; leis de Ohm ; potência elétrica; noções de resistência dos materiais.

- Noções sobre materiais de construção e desenvolvimento de projetos arquitetônicos agrícolas.


Ementa da disciplina

            A energia elétrica no âmbito do desenvolvimento sustentável; Conceitos básicos de energia e eletricidade voltados às instalações elétricas; Fornecimento de energia elétrica: geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Previsão de cargas e divisão das instalações elétricas; Instalações para iluminação e aparelhos domésticos; Condutores elétricos – dimensionamento e instalação; Comando, controle e proteção dos circuitos elétricos em baixa tensão; Leitura, análise e interpretação de projetos elétricos prediais; Instalações para motores elétricos; Planejamento na utilização da energia elétrica no meio rural: (a) tarifas horo-sazonais; (b) Fator de potência; Desenvolvimento de um projeto de instalação elétrica rural e realização de práticas.


Objetivos da disciplina

                Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: Desenvolver as atividades de eletrificação rural e uso da energia com idoneidade e disposição de melhoramento permanente, mediante suficientes informações teóricas e capacitação prática; e exercer em toda plenitude, as atribuições que a legislação permite.

            No decorrer das Unidades os alunos estarão capacitados à:  

a) Identificar e relacionar questões ligadas ao desenvolvimento sustentável (conceituação, indicadores, conexão entre energia-meio ambiente e energia-desenvolvimento) e cenário energético mundial (suprimento, demanda, projeções, soluções energéticas);

b) Identificar e, ou, resolver (corrigir, dimensionar) problemas básicos de eletricidade e uso da energia voltados às instalações elétricas em baixa tensão;

c) Identificar e levantar as principais cargas de instalações elétricas em baixa tensão (tomadas e iluminação) e organizá-las em circuitos e quadros de distribuição de cargas;

d) Identificar e, ou, estabelecer os principais esquemas elétricos para iluminação e aparelhos utilizados em instalações elétricas em baixa tensão;

e) Identificar, caracterizar e dimensionar os condutores dos circuitos (terminações, distribuição e alimentação) de instalações elétricas em baixa tensão;

f) Identificar, caracterizar e dimensionar os dispositivos utilizados para comandar, controlar e proteger os circuitos de instalações elétricas em baixa tensão;

g) Identificar e caracterizar os principais aspectos relacionados aos motores elétricos mais utilizados no meio rural, e dimensionar os condutores e dispositivos utilizados para comandar, controlar e proteger os circuitos de instalações elétricas em baixa tensão em que se encontram estes equipamentos;

h) Diferenciar, calcular e especificar as melhores condições de aplicação das tarifas horo-sazonais para uma determinada propriedade ou atividade rural específica;

i) Conceituar, identificar e, ou, resolver problemas básicos voltados à melhoria do fator de potência de uma instalação elétrica em baixa tensão com capacitores.


Programa da disciplina (unidades didáticas)

O programa da disciplina contém as seguintes partes e unidades:

Parte I – Energia: contextualização:

Introdução – Energia e agricultura;

Unidade 01 - Sustentabilidade e cenários energéticos;

Parte II – Fundamentação teórica:

Unidade 02 - Conceituações sobre energia e eletricidade;

Unidade 03 - Compensação de energia reativa com capacitores;

Unidade 04 - Gerador elétrico;

Parte III – Fontes de energia:

Unidade 05 - Energia solar;

Unidade 06 - Energia hidráulica;

Unidade 07 - Energia eólica;

Unidade 08 - Energia da biomassa;

Parte IV – Principais equipamentos consumidores de energia:

Unidade 09 - Motores elétricos: Considerações; Motores elétricos; Aspectos técnicos dos motores CA de indução;

Parte V – Planejamento para conservação e uso final da energia no meio rural:

Unidade 10 - Tarifas horo-sazonais;

  Parte VI – Noções sobre instalações elétricas em baixa tensão

   Unidade 11 - Previsão de cargas e divisão das instalações elétricas;

   Unidade 12 - Instalações para iluminação e aparelhos domésticos;

   Unidade 13 - Condutores elétricos em baixa tensão - dimensionamento e instalação;

   Unidade 14 - Comando, controle e proteção dos circuitos em baixa tensão;

   Unidade 15 - Motores elétricos - dimensionamento dos condutores, instalação e proteção.


Avaliações realizadas na disciplina

            A avaliação na disciplina Energia na Agricultura constará na realização das seguintes atividades: 

Turma A: 17 de abril de 2025 (quinta-feira, no horário da aula)

Turma A: 26 de junho de 2025 (quinta-feira, no horário da aula)

Turma A: 10 de julho de 2025  (quinta-feira, no horário da aula)


Média geral e final na disciplina

 

Média Geral = (0,40 . Prova_1) + (0,40 . Prova_2) + (0,20 . Nota Vídeo)

 

Média Geral – Média geral obtida no semestre (MG ≥ 7: Aprovado; 4,0 ≤ MG < 7,0: Final; MG < 4,0: reprovado)

 

Média Final = (Média Geral + Prova Final) / 2

 

Média Final () – Média final obtida na disciplina, no semestre (MF 5: aprovado; MF < 5: reprovado)


Verificação do aproveitamento e abono de faltas

            O controle de frequência será realizado baseando-se na Resolução vigente do CEPE.

 


Bibliografia recomendada

a) Bibliografia básica

SOUZA, J. L. M  Energia na agricultura: contexto, fundamentos e aplicações. Curitiba: Plataforma Moretti/DSEA/SCA/UFPR, 2019. 248p. (Manual didático). Disponível em: http://www.moretti.agrarias.ufpr.br/publicacoes/capa_man_ea_2019.pdf  (Obs.: Cada Unidade específica será disponibilizado na Plataforma AVA-UFPR Virtual, conforme cronograma para acompanhamento das aulas)

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília: ANEEL, 2008. 236p. Disponível em: http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf

VIANA, A. N. C.; BOTONI, E. C.; NOGUEIRA, F. J. H.; HADDAK, J.; NOGUEIRA, L. A. H.; VENTURINI, O. J.; YAMACHITA, R. A. Eficiência energética: Fundamentos e aplicações. Itajubá: Elektro/UFI/Excen/Fupai, 2012. 315p. Disponível em: https://docplayer.com.br/372132-Eficiencia-energetica-fundamentos-e-aplicacoes.html

b) Bibliografia complementar

BP’s ENERGY OUTLOOK  Energy Outlook 2035. Bp.com/Energyoutlook, 2014. 96p. https://www.bp.com/content/dam/bp/business-sites/en/global/corporate/pdfs/energy-economics/energy-outlook/bp-energy-outlook-2014.pdf

GOMES, F. V.  Curso de Instalações I.  Juiz de Fora: UFJF, 2011. 142p. Disponível em: https://www.ufjf.br/flavio_gomes/files/2011/03/Material_Curso_Instalacoes_I.pdf

FAO – FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS  “Energy-smart” food for people and climate. Rome: FAO, 2011. 78p. Disponível em: http://www.fao.org/3/a-i2454e.pdf

MME – MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA  Balanço energético nacional 2019: ano base 2018. Empresa de Pesquisa Energética – EPE, 2019. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-377/topico-470/Relat%C3%B3rio%20S%C3%ADntese%20BEN%202019%20Ano%20Base%202018.pdf

MARQUES, L. S.; SAMBAQUI, A. B. K.; DUARTE, J.  Apostila de máquinas elétricas. Joinville: Instituto Federal de Santa Catarina-Campus Joinville, 2013. 63. Disponível em: https://www.academia.edu/14966388/APOSTILA_DE_M%C3%81QUINAS_EL%C3%89TRICAS

UNITED NATIONS ENERGY  Sustainable Bioenergy: A Framework for Decision Makers. Rome: Food and Agriculture Organization (FAO). 7007, 64p. Disponível em: http://www.fao.org/3/a1094e/a1094e00.pdf

WEG  Manual para Correção do Fator de Potência. WEG.NET, 40P. https://static.weg.net/medias/downloadcenter/hea/h8b/WEG-correcao-do-fator-de-potencia-958-manual-portugues-br.pdf

 

OUTROS (Quando for o caso será disponibilizado na Plataforma AVA-UFPR Virtual):

- Programas e modelos voltados ao desenvolvimento de atividades na área;

- Artigos científicos da área para leitura;

- Boletins em geral da área;


Nota nas avaliações e freqüência obtida na disciplina em Período Especial - Ciclo 2

P1 e P2: Primeira prova e Segunda prova da disciplina, respectivamente;
MG: Média geral;
PF: Nota da prova final;
MF: Média final (resultado final da disciplina)

             Por favor, qualquer problema estou à disposição.

No. Aluno Fq. Lista de exercícios Provas Vídeo MG Resultado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 M P1 P2
                                       
                                       
                                       



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