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![]() Jorge Luiz Moretti de Souza (Prof. Depto. de Solos e Engenharia Agrícola/SCA/UFPR) Fone: (41) 3350-5689 - e-mail: jmoretti@ufpr.br |
Pesquisa | Vídeos |
Disciplinas | ADA(Análise de Dados Ambientais) | | EA(Energia na Agricultura) | | | FHID(Fundamentos de Hidrologia Irrigação e Drenagem) | RASPA(Relação Água-Solo-Planta-Atmosfera) | ER(Eletrificação Rural) |
Identificação da disciplina |
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Programa da disciplina |
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Identificação da disciplina
Nome da disciplina: Eletrificação Rural
Código: AL 024
Professor responsável: Jorge Luiz Moretti de Souza
Departamento: Solos e Engenharia Agrícola
Setor: Ciências Agrárias
Curso: Agronomia
Regime: Semestral Normal Natureza: obrigatória
Carga horária: 60 h (2 h teórica e 2 h prática por semana)
Pré-requisito: Construções Rurais
Conteúdo básico necessário na(s) disciplina(s) pré-requisito:
- Conceitos e noções de eletrologia e eletrotécnica; circuitos elétricos; leis de Ohm ; potência elétrica; noções de resistência dos materiais.
- Noções sobre materiais de construção e desenvolvimento de projetos arquitetônicos agrícolas.
Ementa da disciplina
A energia elétrica no âmbito do desenvolvimento sustentável; Conceitos básicos
de energia e eletricidade voltados às instalações elétricas; Fornecimento de
energia elétrica: geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
Previsão de cargas e divisão das instalações elétricas; Instalações para
iluminação e aparelhos domésticos; Condutores elétricos – dimensionamento e
instalação; Comando, controle e proteção dos circuitos elétricos em baixa
tensão; Leitura, análise e interpretação de projetos elétricos prediais;
Instalações para motores elétricos; Planejamento na utilização da energia
elétrica no meio rural: (a) tarifas horo-sazonais; (b) Fator de potência;
Desenvolvimento de um projeto de instalação elétrica rural e realização de
práticas.
Objetivos da disciplina
Objetivo geral da disciplina
Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: Desenvolver as atividades de eletrificação rural e uso da energia com idoneidade e disposição de melhoramento permanente, mediante suficientes informações teóricas e capacitação prática; e exercer em toda plenitude, as atribuições que a legislação permite.
Objetivos específicos
No decorrer das Unidades os alunos estarão capacitados à:
a) Identificar e relacionar questões ligadas ao desenvolvimento sustentável (conceituação, indicadores, conexão entre energia-meio ambiente e energia-desenvolvimento) e cenário energético mundial (suprimento, demanda, projeções, soluções energéticas);
b) Identificar e, ou, resolver (corrigir, dimensionar) problemas básicos de eletricidade e uso da energia voltados às instalações elétricas em baixa tensão;
c) Identificar e levantar as principais cargas de instalações elétricas em baixa tensão (tomadas e iluminação) e organizá-las em circuitos e quadros de distribuição de cargas;
d) Identificar e, ou, estabelecer os principais esquemas elétricos para iluminação e aparelhos utilizados em instalações elétricas em baixa tensão;
e) Identificar, caracterizar e dimensionar os condutores dos circuitos (terminações, distribuição e alimentação) de instalações elétricas em baixa tensão;
f) Identificar, caracterizar e dimensionar os dispositivos utilizados para comandar, controlar e proteger os circuitos de instalações elétricas em baixa tensão;
g) Identificar e caracterizar os principais aspectos relacionados aos motores elétricos mais utilizados no meio rural, e dimensionar os condutores e dispositivos utilizados para comandar, controlar e proteger os circuitos de instalações elétricas em baixa tensão em que se encontram estes equipamentos;
h) Diferenciar, calcular e especificar as melhores condições de aplicação das tarifas horo-sazonais para uma determinada propriedade ou atividade rural específica;
i) Conceituar, identificar e, ou, resolver problemas básicos voltados à melhoria do fator de potência de uma instalação elétrica em baixa tensão com capacitores.
Programa da disciplina (unidades didáticas)
O programa da disciplina contém as seguintes partes e unidades:
Parte I – Energia: contextualização:
Introdução – Energia e agricultura;
Unidade 01 - Sustentabilidade e cenários energéticos;
Parte II – Fundamentação teórica:
Unidade 02 - Conceituações sobre energia e eletricidade;
Unidade 03 - Compensação de energia reativa com capacitores;
Unidade 04 - Gerador elétrico;
Parte III – Fontes de energia:
Unidade 05 - Energia solar;
Unidade 06 - Energia hidráulica;
Unidade 07 - Energia eólica;
Unidade 08 - Energia da biomassa;
Parte IV – Principais equipamentos consumidores de energia:
Unidade 09 - Motores elétricos: Considerações; Motores elétricos; Aspectos técnicos dos motores CA de indução;
Parte V – Planejamento para conservação e uso final da energia no meio rural:
Unidade 10 - Tarifas horo-sazonais;
Parte VI – Noções sobre instalações elétricas em baixa tensão
Unidade 11 - Previsão de cargas e divisão das instalações elétricas;
Unidade 12 - Instalações para iluminação e aparelhos domésticos;
Unidade 13 - Condutores elétricos em baixa tensão - dimensionamento e instalação;
Unidade 14 - Comando, controle e proteção dos circuitos em baixa tensão;
Unidade 15 - Motores elétricos - dimensionamento dos condutores, instalação e proteção.
Avaliações realizadas na disciplina
A avaliação na disciplina Energia na Agricultura constará na realização das seguintes atividades:
Primeira Prova (Prova_1) da disciplina envolvendo a matéria lecionada nas Unidades 1 a 5, 11 e 12. Sua realização será presencial, com quatro horas de duração (Valor = 10 pontos; peso de 40% na média geral), ocorrendo no dia:
− Turma A: 17 de abril de 2025 (quinta-feira, no horário da aula)
Segunda Prova (Prova_2) da disciplina envolvendo a matéria lecionada nas Unidades 5 a 10, 13, 14 e 15. Sua realização será presencial, com quatro horas de duração (Valor = 10 pontos; peso de 40% na média geral), ocorrendo no dia:
− Turma A: 26 de junho de 2025 (quinta-feira, no horário da aula)
Vídeo de atividade prática ou técnica (Vídeo) que esteja nas Unidades Didáticas da Disciplina, com duração máxima de 10 minutos: entrega até o dia 06 de junho de 2025, às 18:00 h (pelo e-mail: jmoretti@ufpr.br). Valor = 10 pontos, com peso de 20% na média geral.
Prova Final () da disciplina envolvendo a matéria lecionada nas Unidades 1 a 15. Sua realização será presencial, com quatro horas de duração (Valor = 10 pontos), ocorrendo no dia:
− Turma A: 10 de julho de 2025 (quinta-feira, no horário da aula)
Média geral e final na disciplina
Média Geral = (0,40 . Prova_1) + (0,40 . Prova_2) + (0,20 . Nota Vídeo)
Média Geral – Média geral obtida no semestre (MG ≥ 7: Aprovado; 4,0 ≤ MG < 7,0: Final; MG < 4,0: reprovado)
Média Final na Disciplina (MF ≥ 5,0: aprovado; MF < 5: reprovado)
Média Final = (Média Geral + Prova Final) / 2
Média Final () – Média final obtida na disciplina, no semestre (MF ≥ 5: aprovado; MF < 5: reprovado)
Verificação do aproveitamento e abono de faltas
O controle de frequência será realizado baseando-se na Resolução vigente do CEPE.
Bibliografia recomendada
a) Bibliografia básica
SOUZA, J. L. M Energia na agricultura: contexto, fundamentos e aplicações. Curitiba: Plataforma Moretti/DSEA/SCA/UFPR, 2019. 248p. (Manual didático). Disponível em: http://www.moretti.agrarias.ufpr.br/publicacoes/capa_man_ea_2019.pdf (Obs.: Cada Unidade específica será disponibilizado na Plataforma AVA-UFPR Virtual, conforme cronograma para acompanhamento das aulas)
ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília: ANEEL, 2008. 236p. Disponível em: http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf
VIANA, A. N. C.; BOTONI, E. C.; NOGUEIRA, F. J. H.; HADDAK, J.; NOGUEIRA, L. A. H.; VENTURINI, O. J.; YAMACHITA, R. A. Eficiência energética: Fundamentos e aplicações. Itajubá: Elektro/UFI/Excen/Fupai, 2012. 315p. Disponível em: https://docplayer.com.br/372132-Eficiencia-energetica-fundamentos-e-aplicacoes.html
b) Bibliografia complementar
BP’s ENERGY OUTLOOK Energy Outlook 2035. Bp.com/Energyoutlook, 2014. 96p. https://www.bp.com/content/dam/bp/business-sites/en/global/corporate/pdfs/energy-economics/energy-outlook/bp-energy-outlook-2014.pdf
GOMES, F. V. Curso de Instalações I. Juiz de Fora: UFJF, 2011. 142p. Disponível em: https://www.ufjf.br/flavio_gomes/files/2011/03/Material_Curso_Instalacoes_I.pdf
FAO – FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS “Energy-smart” food for people and climate. Rome: FAO, 2011. 78p. Disponível em: http://www.fao.org/3/a-i2454e.pdf
MME – MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Balanço energético nacional 2019: ano base 2018. Empresa de Pesquisa Energética – EPE, 2019. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-377/topico-470/Relat%C3%B3rio%20S%C3%ADntese%20BEN%202019%20Ano%20Base%202018.pdf
MARQUES, L. S.; SAMBAQUI, A. B. K.; DUARTE, J. Apostila de máquinas elétricas. Joinville: Instituto Federal de Santa Catarina-Campus Joinville, 2013. 63. Disponível em: https://www.academia.edu/14966388/APOSTILA_DE_M%C3%81QUINAS_EL%C3%89TRICAS
UNITED NATIONS ENERGY Sustainable Bioenergy: A Framework for Decision Makers. Rome: Food and Agriculture Organization (FAO). 7007, 64p. Disponível em: http://www.fao.org/3/a1094e/a1094e00.pdf
WEG Manual para Correção do Fator de Potência. WEG.NET, 40P. https://static.weg.net/medias/downloadcenter/hea/h8b/WEG-correcao-do-fator-de-potencia-958-manual-portugues-br.pdf
OUTROS
(Quando for o caso será disponibilizado na Plataforma
AVA-UFPR Virtual):
- Programas e
modelos voltados ao desenvolvimento de atividades na área;
- Artigos
científicos da área para leitura;
- Boletins em
geral da área;
Nota nas avaliações e freqüência obtida na disciplina em Período Especial - Ciclo 2
P1 e P2: Primeira prova e
Segunda prova da disciplina, respectivamente;
MG: Média geral;
PF: Nota da prova final;
MF: Média final (resultado final da
disciplina)
Por favor, qualquer problema estou à disposição.
No. | Aluno | Fq. | Lista de exercícios | Provas | Vídeo | MG | Resultado | ||||||||||||
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/ Setor de Ciências Agrárias /
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